sábado, 29 de janeiro de 2011

Onde eu encontro a igreja certa para eu congregar com minha família.






Se há uma queixa que eu ouça sempre dos cristãos em todo o lugar, é esta:
"Não acho uma igreja boa em lugar nenhum! Preciso de uma igreja que dê assistência à minha família - onde possamos escutar uma palavra real dos céus, e onde meus filhos possam crescer conhecendo a verdadeira justiça. Mas simplesmente não consigo achar uma igreja assim!" As pregações são todas superficiais, e o louvor está morto. Sempre me sinto vazio quando vou para casa."
Outros se queixam assim: "O nosso pastor está sempre experimentando coisas novas na igreja: novos métodos de evangelismo, música nova, movimentos novos de "reavivamento" de todos os tipos. Agora a igreja está sofrendo uma divisão por causa da constante busca de descobertas novas!"
É claro que há exceções à estas histórias tristes. Alguns leitores escrevem: "Dou graças a Deus por nosso pastor. Gasta muito tempo de joelhos em oração - e toda vez que prega, faz cair fogo do céu. Deus está abençoando poderosamente a nossa igreja!"
Tragicamente, porém, pouco ministros atualmente possuem a unção do Espírito de Deus. Podem ser competentes para trazer uma boa ilustração, ou injetar humor nos sermões. Mas não têm uma palavra renovada vinda do céu, porque não gastam tempo a sós com o Senhor. O resultado é uma fome generalizada em toda terra, em relação à uma palavra genuína da parte de Deus.
Se você está tendo dificuldades para achar uma boa igreja, tenho notícias boas e más. Primeiro, as más notícias: você jamais achará a igreja certa - a igreja reta, abençoada por Deus - enquanto não a procurar no lugar certo.
Agora, as notícias boas: Deus mostra claramente em Sua palavra, onde encontrar esta igreja santa, abençoada. Em verdade, espero lhe mostrar nesta mensagem, especificamente onde você pode ir para encontrá-la!
Enquanto o piedoso profeta Jeremias estava na prisão, Jerusalém jazia em ruínas.
A cidade representava o centro de adoração para a igreja do Velho Testamento. No passado fora um lugar santificado - cheio da glória de Deus, servida por profetas santos e sacerdotes santificados.
Mas agora Jerusalém estava cheia de doenças e de morte, povoada de falsos profetas e mortos espirituais. Fosse você um dos santos remanescentes que resistiam naquele tempo, então não seria capaz de encontrar uma única casa justa de adoração, ou mesmo um pastor de Deus. Tudo que antigamente era santo e bendito, tinha sido levado à devastação.
Ao ver esta cena horrível, o coração de Jeremias apertou. Deus lhe havia dito no capítulo anterior que Jerusalém estava tão corrompida, que agora Ele a "removia de Sua presença". Ele avisou: "Não posso mais suportar ver no que minha igreja se transformou. Toda esta idolatria e esta loucura do povo - todos seus movimentos de "vanguarda" - estão me zangando. Então, tudo que vier da carne e não de Mim, Eu queimarei!" (ver Jeremias 32:29).
O próprio Jeremias se concentrou tanto na ruína em torno de si, que perdeu de vista as promessas da aliança de Deus com seu povo. Ele poderia ter continuado em desespero, desperdiçando seus dias, analisando e se afundando cada vez mais na desesperança. Poderia ter pensado: "Não vai adiantar -- Deus removeu a Sua presença de nós. Não sobrou uma verdadeira casa de adoração!"
Mas de repente Deus falou ao profeta, dizendo: "Ajoelhe-se, Jeremias! Disponha seu coração a orar a Mim. Você acha que não sobrou nada da minha igreja. Mas lhe mostrarei as coisas poderosas que planejei para o meu povo!" (ver Jeremias 33:3).
Se atualmente os cristãos querem achar a igreja certa, é aqui que se começa: com oração! Ninguém jamais encontrará a igreja verdadeira de Deus pulando em um ônibus, em um trem ou avião, e disparando pelo mundo em busca dela. Simplesmente não vamos chegar à Sua igreja por nenhum transporte moderno. O único mapa de confiança é nosso lugar secreto de oração!