segunda-feira, 18 de abril de 2011

VOCÊ ACREDITA EM TUDO QUE OUVE?



Jesus criticou aqueles que juram irresponsavelmente. Ele disse: “Seja o vosso falar ‘sim, sim; não, não’. O que passar disso é de procedência maligna” (Mateus 5:37).

Mentir passou a ser uma prática tão costumeiramente usada, que pouca gente ainda se indigna com o uso de informações falsas. Líderes mentem, para explorar seus liderados. Pais mentem, porque não sabem educar corretamente seus filhos. Esposos mentes, porque temem expressar sentimentos reais. Pastores mentem, porque não mais acreditam nos princípios da Bíblia,MEMBROS MENTEM QUERENDO DESTRUIR AS AUTORIDADES DE DEUS. Tudo isso, diz Jesus, é de procedência maligna.
Boa parte da população vive assim, ao mesmo tempo em que procura se manter “bem informada”, acaba incorporando na sua mente informações que além de artificiais, ou inúteis, ou parciais e tendenciosas, podem ser destrutivas.
(1Coríntios 12). Os líderes responsáveis pela direção da igreja, conhecidos como apóstolos, pastores, evangelistas, anciãos, presbíteros ou bispos, são chamados a esse trabalho pelo Senhor, nunca são eleitos pelo rebanho (1 Coríntios 12:6-11). É o Espírito Santo que liga os seus membros, para que cada um faça a sua parte conforme lhe é concedido. O novo nascimento deve ser a experiência de todo o crente que é membro da igreja, mas a condição espiritual, sabedoria e habilidade de cada um varia muito. Os líderes da igreja aprovados por Deus serão reconhecidos pela sua maturidade espiritual, sua sabedoria no ensino e no pastoreio, e na sua dedicação ao trabalho. As qualidades básicas são encontradas nas cartas de Paulo a Timóteo e a Tito (1 Timóteo 3:1-8 e Tito 1:5-20). A integridade de caráter é essencial. Referindo-se ao sumo sacerdote, a Bíblia diz: “Ninguém toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão” (Hebreus 5:4). Assim também os servos de Deus são escolhidos por Ele, e nunca devemos procurar impor nossa vontade sem a Sua autoridade. O Novo Testamento nos ensina a reconhecer os dons de ministério (1 Coríntios 12:4-31; Efésios 4:8,11,12), os Apóstolos, Pastores, Profetas, Evangelistas, Doutores e Mestres (anciãos, presbíteros, bispos) e os servos (diáconos) (1 Timóteo 3:1-13; Tito 1:5-9). Ainda hoje, vemos igrejas sendo perturbadas pela inveja e ambição de alguns dos seus membros, que vaidosamente querem uma posição destacada, sem reconhecer que Deus não os quer lá, pois lhes faltam caráter e os dons ou talentos necessários. Isto resulta em rebelião contra sua liderança e mesmo na divisão da igreja, estilo Corá. Somos instruídos a nos revestir de humildade e mansidão (Colossenses 3:12), pois toda a autoridade na igreja vem de Deus. É da responsabilidade dos membros da igreja para com seus Pastores: orar por eles, reconhecer os seus trabalhos, obedecê-los, estimá-los, honrá-los, apoiá-los financeiramente e confiar neles. Pela sua atuação o Pastor prestará contas a Deus (Hebreus 13:17), não ao rebanho. Nenhuma acusação contra Pastor deverá ser aceita se não houver duas ou três testemunhas (1 Timóteo 5:19).
ESSA DEVE SER A ATITUDE DO MEMBRO PARA COM O SEU LIDER!
Conhecendo-os bem (1Tes 5:12). Quais os significadoS disto em termos práticos? ... ... ... Cada membro da igreja deve se esforçar para conhecer bem e entender seus líderes.
“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;” (1Ts 5:12 ACF)
Dando-lhes reconhecimento e honra (1Tes 5:12 (acima) e 13). Quais os significadoS disto em termos práticos? ... ... ...
“E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” (1Ts 5:13 ACF)
Amando-os (1Tes 5:13). Quais os significadoS disto em termos práticos? ... ... ...
“E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” (1Ts 5:13 ACF)
Sustentando-os e apoiando-os (1Tim 5:17-18). Quais os significadoS disto em vários aspectos, em termos práticos? ... ... ...
“17 ¶ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.” (1Tm 5:17-18 ACF)
Somente trazer ou ouvir uma acusação contra ele se for diretamente dos lábios de 2 ou 3 [respeitáveis, idôneas] testemunhas OCULARES e independentes (não ligados familiarmente ou por negócios) (1Tim 5:19). Quais os significadoS disto em termos práticos? ... ... ...

“Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.” (1Tm 5:19 ACF)
Orar por eles (Efé 6:18-19).
“18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, 19 ¶ E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,” (Ef 6:18-19 ACF)
CONCLUSÃO
Irmãos amados a finalidade desta mensagem não é acusar e tão pouco julgar, sim, um instrumento usado pelo Espírito Santo para falar a muitos corações que por inobservância dos preceitos bíblicos se deixa levar pelas coisas aparentes desta vida. Afinal, fomos resgatados das trevas para a luz, a fim de sermos servos puros e santos.
1Jo 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”