terça-feira, 2 de agosto de 2011

CARÁTER TODOS TEM,UNS BONS OUTROS RUIM




Segundo o dicionário Melhoramentos, a palavra ‘caráter’ quer dizer: cunho distintivo, marca; conjunto de traços particulares de um indivíduo; aspecto que distingue uma espécie da outra; qualidade inerente de uma pessoa; honradez, honestidade.
Colocando em prática o que o ‘pai dos burros’ diz, ter fidelidade a um caráter faz com que você se diferencie entre as pessoas, alcançando um lugar de destaque. Caráter é algo que faz parte do conjunto de valores de um ser e uma característica comum que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, basta querer.
Uma coisa é certa – é mais fácil analisar a idoneidade dos outros do que enxergar as próprias falhas de caráter e colocar em prática esta virtude. Falsidade, maldade, desonestidade, inveja, egoísmo, arrogância, entre outras características ruins, são fatores que estão diretamente ligados ao caráter de um indivíduo.
Sua forma de encarar e conduzir a vida mostra o tipo de pessoa que você é com os amigos, com a família e a igreja. É através desta postura que os outros definem o seu caráter.
Aqueles que se denominam espertalhões e acham que caráter é coisa sem importância, não sobrevivem diante das circunstâncias por muito tempo ou então, quando conseguem nadar contra a maré de coisas ruins, vivem infelizes.
E na vida real não é diferente: ninguém convive, tolera ou suporta, uma pessoa que tenta enganar a todo instante ou não tem um bom caráter estabelecido.
Você já passou pela experiência de comprar uma linda caixa de morangos e quando chegou em sua casa, abriu a embalagem, se deparou com a parte de baixo formada por feios e danificados frutos? Então, a capacidade de vender morangos do dono do mercado está na parte de cima da caixa, mas o caráter na parte de baixo.
Infelizmente o caráter não é hereditário e o melhor a se fazer é ser persistente aos seus princípios morais. Quando estiver em dúvida quanto a sua forma de agir, questione-se da seguinte forma: ‘se minha atitude fosse publicada na primeira página do jornal da minha cidade, as pessoas que amo sentiriam orgulho ou vergonha do meu comportamento?’
Faltar com honradez pode até render uns trocados, mas cada um sabe onde a consciência pega quando coloca a cabeça no próprio travesseiro. Tenha orgulho do seu comportamento e continue seguindo pelo caminho certo. Vá em frente e dê o melhor de si, mas se não for o caso, reveja seus atos.
Uma coisa é possível garantir: em nenhum lugar do mundo o dinheiro compra respeito, companheirismo, amigos, fidelidade, admiração, amor, entre outros. Por isso, coloque seus valores na balança e descubra se vale a pena perder a paz de espírito por falta de caráter.