terça-feira, 12 de abril de 2011

Abandone a preguiça



Preguiça quer dizer aversão ao trabalho. A pessoa preguiçosa não gosta de trabalhar, prefere a moleza, o ócio; não tem disposição pra nada. Acha tudo difícil e geralmente não tem iniciativa.
Você conhece alguma pessoa que é preguiçosa? Cuidado! A Palavra de Deus nos adverte a ficar atento contra esse "sentimento".

A preguiça faz com que nossas vidas fiquem à mercê do inimigo, nosso adversário.

No livro de Provérbios, capítulo 24, versículos 30 a 34, Salomão dá seu parecer sobre o preguiçoso após uma investigação pessoal:

"Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;

e eis que toda estava cheia de espinhos, e a sua superficie, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra estava derribado.

O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução.

Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado,

assim, sobrevirá a tua pobreza como um ladrão e a tua necessidade como um homem armado."

Veja as lições de Salomão:

1) A vida (campo) do preguiçoso é como espinhos, em todas as áreas, seja espiritual, financeira ou amorosa. Espinho não tem valor ou serventia nenhuma! Não há nele utilidade! Ao contrário, serve de abrigo e proteção a insetos e animais rasteiros. A vida do preguiçoso esconde os mais perversos sentimentos.

2) A aparência (superfície) tem urtigas; a urtiga, em contato com a pele humana, causa ardor, coceira e irritação. Ver um preguiçoso é de doer! Às vezes ele é relaxado; alguns nem gostam de tomar banho. Sua casa é sempre uma bagunça, desorganizada, mal cuidada e não tem manutenção.

3) O preguiçoso é uma porta aberta para o Diabo, pois não tem proteção (muro de pedra). O que guarda a propriedade, os bens e as pessoas dentro dela é o muro de pedra. Se está derrubado, o inimigo pode entrar e fazer o que quiser com aquele que mora no campo. Deus não se alegra com o preguiçoso e este não tem a presença do Espírito Santo guardando-o, protegendo-o.

4) O preguiçoso não tem prosperidade, é um miserável. Reclama de tudo e de todos, enquanto o ladrão rouba o que ele tem. Com aversão pelo trabalho, não se importa quando está perdendo sua família, seu trabalho, seus bens e às vezes ainda coloca a culpa em Deus. Diante da dificuldade, do assalto, o preguiçoso diz: "É a vontade de Deus".

Quando se é preguiçoso, não se tem força para lutar contra o inimigo. Assim como um homem armado, não se tem força para vencer.

Que Deus nos livre deste sentimento perverso e malígno que é a preguiça!