quarta-feira, 6 de abril de 2011

O valor de sua palavra



Mateus 5:33-37
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.Você é uma pessoa de PALAVRA? Quando você diz que vai fazer, você faz? Quando você diz que não vai fazer, você não faz?
É muito ruim lidar com pessoas sem palavra. A gente confia e acaba se decepcionando.
Nós, os ocidentais, somos conhecidos mundialmente como pessoas sem palavra. Os orientais conhecem muito mais o valor de uma palavra. O Brasil vive perdendo inúmeros contratos com empresas ou governos de outras nações por causa de nossa falta de palavra.
Vigiamos o que vamos falar com pessoas de autoridade e não ligamos para outros.
Exemplo: Pensamos duas vezes quando vamos falar com o pastor, o chefe, nossos pais, etc. Mas não nos importamos com nossos filhos, empregados, amigos, etc.
Entendemos, então, que o crédito que damos a uma palavra está diretamente ligado à pessoa que a declarou. Todo cristão verdadeiro PRECISA ter crédito em suas palavras. Este crédito, muitas vezes, demora a ser conquistado. Entretanto, ele pode ser perdido muito facilmente, BASTA UMA “SIMPLES” MENTIRA
A palavra de uma pessoa valia tanto quanto, ou até mais do que qualquer contrato, nota promissória, cheque etc.

Hoje, infelizmente, nossa palavra não vale mais nada, mesmo as palavras das pessoas integras e corretas, perderam o valor, devido a maioria que não vale nada.

Estava lembrando do filme Troia, quando o filho do rei da cidade de Troia, mata o primo de Aquiles, e Aquiles vai até o portão de da cidade e chama o filho do rei para um combate, mano a mano, os arqueiros, soldados de Troia, poderiam sair e acabar com Aquiles, mas eles eram corretos, tinham uma palavra, uma reputação, a zelar, eles estavam em um período de trégua para os exércitos se recomporem. Por isso não mataram Aquiles e ficaram assistindo Aquiles matar o filho do rei.

Duvido que hoje algum “Aquiles” teria coragem de fazer o mesmo, se fizesse saberia que iria morrer.Todos esses filmes que contam a história de antigamente mostram como a palavra de um homem tinha extremo valor.Hoje infelizmente não existe mais esse valor, para qualquer coisa precisamos assinar um monte de documentos e contratos.Faça valer a sua palavra, não prometa o que não pode cumprir, saiba dizer não, de uma forma educada, mas temos que dizer não as vezes, não compre o que não pode pagar, viva integralmente.
Honre sua palavra!
Deus valoriza a sua Palavra e por isto sempre cumpre suas promessas. Como bons filhos de Deus, devemos honrar nossa palavra, assim como Deus o faz. O justo não tem prazer na mentira e sendo assim, possui apenas uma palavra e sempre a cumpre, custe o que custar