terça-feira, 19 de abril de 2011

primeiro dia de festividade da igreja

Poucas palavras e muitas ações,Não Fale faça


É fácil ser engenheiro de obra pronta. Difícil é olhar para um terreno e começar a calcular.É fácil criticar a mensagem. Difícil é ser o mensageiro. É fácil destruir um texto. Difícil é construir uma ideia com a arte das palavras.

Essa comparação entre fácil e difícil é tranquilamente percebida na rotina das igrejas. Enquanto poucos arregaçam as mangas e colocam as mãos na massa, muitos disputam os melhores lugares na platéia para desfiar críticas invariavelmente destrutivas: ”Eu teria feito melhor. Horrível a voz daquela garota. O rapaz que cuida do som deixa a guitarra muito alta. A menina do data-show é muito fraca. Como esse pastor é chato. A roupa do coral é muito brega. O professor do estudo bíblico não sabe nada. Tem muita música e pouca palavra. Tem muita palavra e pouca música. Esse pastor é frouxo. Esse pastor é ditador. Esse pastor é maria-vai-com-as-outras. O líder dos jovens se acha. O ministro de louvor só conhece um tipo de música. Tá louco, essa igreja faz tudo errado!”… E por aí vai, as críticas destrutivas são infindáveis. E fáceis.
Críticas construtivas, acompanhadas de sugestões com vistas a melhorias, contando com a presença física dos críticos dispostos a ajudar, são sempre bem-vindas. Mas aqui, o meu texto é especificamente dirigido à falação incessante que é destilada com veneno, de forma baixa e maldosa. Sempre por trás. Sempre procurando destruir e ridicularizar projetos, ministérios e pessoas. Sempre lançando mão do expediente inconsequente de falar, falar e falar, qualquer bobagem, para qualquer pessoa, em qualquer lugar, afinal, falar é fácil, difícil é fazer.
Nosso pai na fé, Abraão, tem uma antiga lição para todos nós. No capítulo 18 de Gênesis, ele recebe uma visita, depois de receber os visitantes e deixá-los na sombra de uma árvore, no versículo 5 ele diz: ”Trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como tens dito”. Prestou atenção? Ele disse que iria buscar um bocado de pão, ou seja, poucas palavras e pouca coisa, apenas um bocado de pão. Seus visitantes, por sua vez, não reclamaram absolutamente de nada, simplesmente concordaram sem esboçar nenhum tipo de insatisfação. Ok, mas qual a lição? Siga Abraão no preparo do bocado de pão e você descobrirá.
Os versículos 6, 7 e 8 narram o que fez Abraão:”E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão as vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram”. Uau! Esse bocado de pão deve ter sido imperdível!
Entendeu? Abraão falou pouco e fez muito. Bem diferente do que comumente temos visto, muita falação e pouca ação. As pessoas andam prometendo muito e fazendo bem pouco. Prometem fidelidade, dedicação, trabalho, entrega, honestidade, amor, devoção. O tempo passa e, drasticamente, promessas vão sendo esquecidas e quebradas com separações, indiferenças, egoísmos, trapaças, ódios, traições. E assim tem sido porque é fácil falar te amo, difícil é amar, é fácil prometer devoção, difícil é ser fiel.
Não perca de vista a certeza de Abraão. Quando ele disse que iria preparar um bocado de pão apenas, todo aquele banquete já estava na mente dele. Como eu sei? É só um palpite, e mesmo sendo só um palpite, me dá o conforto da certeza. Meu palpite se baseia nas seguintes expressões do texto: ”Abraão apressou-se em ir…”, ”Amassa depressa…”, ”E correu Abraão..”, ”E deu-a ao moço, que se apressou…” Reparou? Apressou-se, depressa, correu e apressou. Por quatro vezes, em apenas três versículos, a ênfase é demonstrada na urgência cheia de pressa da decisão de Abraão, ele prometera um bocado de pão, mas o seu coração queria fazer mais, muito mais. Ou seja, poucas palavras e muitas ações. Se queremos chegar perto da fé de Abraão é bom começarmos a falar menos e a fazer mais.
Combatendo heresia

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Colossenses 2.8
A palavra aireses no Novo Testamento, em sua forma nominal, tem o sentido de facção, partido (CHAMPLIN, 1983, p. 443)
Heresia é toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias ás palavras de Deus.
Incoerência lógica - Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião.
A Maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história , a ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita.
A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das Heresias como um sinal de pessoas má intencinonada. I Tm.4.1 ao 4
Analise uma coisa interessante: em nenhum lugar na bíblia Deus nos chama de filhos de uma instituição chamada igreja.
A igreja é uma instituição divina,porém conduzida por homens e onde há homem tem erros.
Filhos de Deus
João 1:12-13 - "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus".
Romanos 8:15 - "Porque não recebeste o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."
Romanos 8:16 - "E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
Eu não sou mais um pecador, mas sim um filho de Deus. Eu sou aquilo que Deus diz que eu sou! Eu era um pecador, mas fui salvo e tornei-me uma nova criatura.
Romanos 8:17 - "E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados."
Importancia de um batismo
a."...Eu careço de ser batizado por Ti, e vens Tu a mim?" Mat. 3:14
b."...um varão que foi antes de mim; porque já era primeiro do que eu." João 1:30
c."...vim eu, por isso, batizando com água.." João 1:31 "...Esse e o que batiza com o Espírito Santo." João 1:33. (Veja Atos 19:2-6).
d."...Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dEle." João 3:28
e."Aquele que tem a esposa é o esposo;...o amigo do esposo, que lhe assiste e ouve,...", João 3:29. Cristo - o esposo; João - o amigo do esposo.
f. "É necessário que ele cresça e que eu diminua.." João 3:30.
g. "Aquele que vem de cima é sobre todos: aquele que vem da terra é da terra e fala da terra..." João 3:31
h. "João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir,...Jesus Cristo." "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus." Atos 19:4,5.
Conclusão:
Nossa luta não é contra igrejas,Pastores,Bispos,Reverendos nem contra nenhum Cristão ou pseudo Cristão.
Gosto de ler o que escreveu o apóstolo Paulo dizendo que "nossa luta não é contra carne e sangue"(Efésios 6.10-20)
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais
Porque passamos a maior parte da vida neste tipo de luta. Ah se lêssemos mais a Bíblia!