terça-feira, 1 de março de 2011

Gratidão




A ingratidão é própria dos ímpios
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. - Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos ímpios.II Timóteo 3. 1 e 2 (nvi)

?...ingratos...? No grego é ?acharistos?, ?sem gratidão?, forma privativa de ?charidzomai?, ?ser grato?, ?ser agradecido?. Esse pecado é também atribuído aos pagãos, em Rom. 1. 21. A apostasia, portanto, será o levantamento do espírito pagão mais depravado, que não terá respeito por qualquer objeto sagrado, e que se mostrará totalmente deletério em seus intuitos e em sua atuação. Nas páginas do N.T., essa palavra só se encontra aqui em Luc. 6. 35. (nti)

Lembremo-nos de todas as bençãos recebidas

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmo 103. 1 e 2 (arc)

Este salmo expressa ação de graças e louvor ao Senhor pelos privilégios e bênçãos que Ele outorga ao seu povo. Nunca devemos nos esquecer da bondade de Deus para conosco (cf. Dt. 8.12-14; II Cr. 32.25), nem deixar de lhe ser gratos por suas bênçãos derramadas sobre os seus mediante o Espírito Santo (cf. At. 2.38, 39; 9.17,18; Jo.14.16). (bep)

Agradeçamos pela paz

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3. 15 (arc)

?...e sede agradecidos...? No grego temos a palavra ?eucharistos?, ?grato?, ?cheio de gratidão?. Essa gratidão se dirige a Deus, no reconhecimento daquilo que Ele tem feito por nós, por intermédio de Cristo, sendo produzidas em nós a unificação e a confiança nEle, o que nos insuflou a esperança sobre a eternidade, o que ultrapassa o que pertence a esta esfera terrena. Essa atuação divina nos infundiu esperança final, bem como boas razões para a existência. (nti)

Agradeçamos, Jesus nos fortalece

Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério.I Timóteo 1. 12

me fortaleceu...? isto é, ?me capacitou?, ?deu-me forças para tanto?. É mister que o servo de Cristo receba estatura espiritual suficiente; e mesmo depois disso é necessário que receba ?forças? para tanto. A ?chamada? é incluída aqui; e é bem provável que também esteja em foco o pensamento sobre os dons espirituais necessários para o serviço eficaz ? porquanto tudo isso faz parte do que é preciso para que alguém seja autêntico servo de Cristo. (nti)

Louvemos a Deus com gratidão nos corações

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.Colossenses 3. 16 (ara)

com gratidão, em vossos corações...? O cântico dos crentes, portanto, é uma autêntica ?forma de adoração?, e essa adoração é atribuída, segundo diz a nossa versão portuguesa, a ?Deus...?, no que ela é apoiada pelo texto grego, ainda que outras traduções digam aqui ?Senhor?. O ?...coração...? é uma alusão ao ?homem interior?, à ?alma?, aquela porção do ser humano que é capaz de receber o toque divino, o ?homem essencial?. Ficam envolvidos o ?intelecto? e as ?emoções? dos homens; mas, mais do que isso, ainda, o ?espírito? humano é que expressa louvor e ação de graças ao Salvador de todos os homens. (nti)

Oremos, vigiemos, com gratidão.

Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.
Colossenses 4. 2 (nvi)

Toda oração deveria ser misturada com gratidão, pois sem esse perfume, o incenso da devoção não tem um dos elementos fragrantes... a oração mais completa eleva-se confiante desde um coração grato, que tece a memória em esperança e que solicita muito, porquanto muito tem recebido... As ações de graças são a pena que dá asa à flecha da oração ? a altura de onde nossas almas mais facilmente se elevam para os céus?. (Maclaren, in loc.). (nti)

Sejamos gratos a Deus por tudo

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 5. 20 (arc)

Na adversidade, na bonança, no bem, no mal, no sucesso, no fracasso, em tudo, enfim o crente genuíno encontrará motivos para agradecer a seu Deus, até mesmo ?...por tudo...?, e não apenas ?em tudo?. Mas isso requer uma elevada consciência do que nos ensina a passagem de Rom. 8.28, a saber, que ?todas as coisas?, de acordo com o desígnio divino, visam ?cooperar juntamente? para nosso bem-estar espiritual. Algumas vezes a fé transcende à razão, para que se possa confiar nessa declaração bíblica, sobretudo quando a tragédia nos atinge, na forma de ?tragédia sem sentido?, que parece evidenciar um estado de caos no mundo. (nti)

Vivamos em Jesus, firmes na fé e com gratidão.

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, - enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2. 6 e 7 (nvi)

É recomendada a abundância de agradecimentos a Deus. Deveriam aqueles crentes reconhecer o que Cristo fizera, os frutos que já se tinham concretizado entre eles, para que se mostrassem gratos. O coração agradecido tem menos tendência de desviar-se; e os crentes felizes e gratos a Cristo não se deixam atrair por doutrinas estranhas. O agradecimento é salientado como a própria ?atmosfera? em que os crentes devem viver e desenvolver-se espiritualmente.