quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RECIPROCIDADE




Você conhece bem o termo reciprocidade? É um conceito pouco usado hoje em dia, pois nós queremos somente receber, dificilmente queremos nos doar. Seja um pouco do nosso tempo, conselho, vida, enfim, só queremos aspirar o que os outros têm de bom, e na hora da recíproca, saímos pela tangente
A reciprocidade entre nós e Deus (Gl 6.7-9). Ninguém deve se enganar achando que pode zombar de Deus por fazer o que quiser evitando as conseqüências. Somos livres para escolher o que fazer, mas os resultados estão em outras mãos. Colheremos sempre conforme a semeadura que fizermos. Quem semeia para a carnalidade, colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, receberá benefícios eternos. Tudo tem resultados eternos. Tudo é feito diante de Deus. Isso é inevitável.

A reciprocidade entre os irmãos na igreja (Gl 6.10). Relacionamento tem tudo a ver com as oportunidades. Perdemos muito por não aproveitar ocasiões favoráveis para servir ao próximo e aos irmãos na fé (Tg 2.15-16). Não devemos deixar de fazer o bem a quem precisar de nossa atitude bondosa. Devemos fazer o bem a todos (Pv 3.27), mas, especialmente aos da família da fé, devemos compartilhar o que temos. Não deveria haver necessitados entre as pessoas da igreja (At 4.32-37)
Para Cristo, o resumo da revelação de Deus consiste em fazer aos outros aquilo que desejamos que seja feito a nós mesmos. E o que mais queremos que os outros nos façam é, obviamente, o bem, é sermos tratado com amor, justiça, misericórdia, retidão, dignidade.

Uma igreja constituída de pessoas verdadeiramente seguidoras de Jesus é marcada pela reciprocidade de seus membros, entre os diversos grupos, inclusive adolescentes e idosos que, conscientes e animados pela comunhão em Cristo, vivem coerentemente os ensinos do evangelho.
Segundo o ensino de Jesus a reciprocidade não é um sentimento, mas uma ação e ação afirmativa. Jesus Cristo nos ensina e desafia a um viver proativo, de altruísmo e generosidade em favor do outro. Esta ação vai certamente redundar nas mesmas bênçãos para nós que, encadeadas pelo princípio da reciprocidade, só vão gerar mais bem-estar e vida comunitária feliz.

Reciprocidade evangélica entre pessoas de diferentes gerações, gênero, etnias,renda etc. é a proposta e o desejo de Jesus Cristo para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.