segunda-feira, 4 de julho de 2011

EVANGELHO NÃO É MITO


1 Reis 20.22-28

INTRODUÇÃO
Quero começar falando uma história real sobre a língua grega: A história do MYTHOS. Mythos em Homero é qualquer tipo de fala, tanto a verdade como a mentira. Já nos tempo de Pídaro começa a distinção entre “Mythos” (ficção, mentira, conto, fábula) e “Logos” (história real, verdade). O grego acreditava tanto no “mythos” como no “logos”.
Timóteo pastoreou as igrejas de cidades gregas, por isso Paulo recomenda o seguinte (2 Tm 4.2-4):
“Pregue (seja um arauto) a palavra (logos=história real, verdade),...3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres (professores) para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. 4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos, ou fábulas (Mythos=contos mentirosos).”
A outra ilustração que quero contar está no capítulo 22 deste mesmo livro: A história do profeta Micaías, na conquista de Ramote-Gileade (Acabe e Josafá).
Por que estou usando estas histórias? Vou explicar!
O texto que lemos fala da guerra dos sírios contra Israel, mas não quero me ater à história e sim numa crença síria que tem a ver com o mito e a palavra.

Verso 23: Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: "Os deuses deles (Israel) são deuses das montanhas. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nas planícies, com certeza seremos mais fortes do que eles.
Olha a resposta de Deus v.28: O homem de Deus foi ao rei de Israel e lhe disse: "Assim diz o SENHOR: 'Como os arameus pensam que o SENHOR é um deus das montanhas e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme nas suas mãos, e vocês saberão que eu sou o SENHOR' ".

Vejamos algumas vitórias nos vales:
1. Encontro de Melquisedeque com Abrão (Gn.14).
2. Isaque em Gerar (Gn.26).
3. Encontro de Jacó com Deus (Gn. 32).
4. Davi e Golias no Vale de Ela (1 Sm. 17).
5. Vale do Sal (1 Cr 18.12). Abisai, filho de Zeruia, derrotou dezoito mil edomitas no vale do Sal.
6. Vale dos Ossos Secos (Ez 37).
7. Vale da Sombra da Morte (Sl 23).

Estamos vivendo o tempo dos mitos e eles espalham-se rápido. Tome cuidado!
Ilustração: Um pregador famoso falou: “Já trouxe o banquete agora vocês podem pagar.” Como pagar? Não foi Jesus quem pagou tudo? E se eu prego não é pela Graça?

Quando olhamos para os ensinos de Jesus, o que Ele fala sobre a oração?
Mateus 6.6: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”
O problema é que as pessoas esquecem o LOGOS e se firma no MYTHOS do senso comum ou da realidade evangélica do país.
Aplicação: Como você lida com a palavra de Deus? Como você vive o EVANGELHO? Vive por cultura ou por leitura da palavra?
Eu acredito que 90% dos evangélicos lêem a palavra contaminados por uma cultura evangélica. Quero desafiar-lhes a reler os evangelhos de JESUS sem a mística da cultura dos evangélicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.