segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gostamos de cobra e criticar mas o que ofercemos em troca????



Reciprocidade pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo da situação. Geralmente ela é ruim quando surge em resposta a um ato ruim.

Exemplo: alguém espalha inverdades sobre você e, em resposta, você faz a mesma coisa ou tenta atingir o outro de alguma forma.

Do mesmo jeito, a reciprocidade passa a ser boa quando alguém responde o bem com o bem.

Mas, e quando essa boa reciprocidade não acontece? Às vezes é muito frustante quando nos empenhamos em ajudar, agradar e até mesmo amar alguém, mas por algum motivo essa pessoa não age da mesma forma que nós. E aí surgem decepções, amarguras e tristezas. Falando no popular: "a bola murcha".

Então como se livrar desses sentimentos que afloram quando a tal boa reciprocidade não existe?

7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
(I João 4:7)

Esses versículos falam muita coisa a respeito disso. Quando João escreve que devemos amar uns aos outros, ele NÃO diz que devemos amar porque o outro nos amará, mas que nosso amor seja gratuito, sem condicional. Em seguida, ele usa o próprio amor de Deus como argumento indiscutível, pois Deus amou de tal forma que deu seu único filho para que outros vivessem. Deus é amor!

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
(Mateus 5:43-44)

Jesus confirma e vai mais além. Devemos amar não somente o próximo, mas também os que nos odeiam.
"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12 : 21)
Paulo diz a mesma coisa com outras palavras, "vence o mal com o bem". O remédio contra o mal é o bem, simples mas verdadeiro.
Eu aprendo a seguinte lição diante disso tudo: alguma pessoa não te amou tanto quanto você a amou? Ame-a mais ainda! Acho que esse pensamento reflete a vontade de Deus para nossas vidas.
Que Deus nos ensine a amar,sem cobrança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.