quinta-feira, 28 de abril de 2011

Devemos ter cuidado com o que sai da nossa boca.


Ef. 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem

A palavra que é dita já não pode ser retirada. (ao contrário do que acontece neste momento que escrevo este texto, já retirei algumas palavras, substitui outras.

Quando pregamos um prego numa tábua poderemos sempre retira-lo, contudo à uma marca que fica para sempre nessa mesma tábua… Com as palavras acontece o mesmo.

Palavras mal ditas têm conserto?

Receber palavras de contenda, intriga, inveja e de maldição dói, machuca, gera feridas profundas, mas mesmo com todo o estrago que elas façam, há chance de se quebrar os malefícios da língua?
"É possível consertar sim, mas, na maioria das vezes, dá bastante trabalho. Isso pode ser feito de muitas maneiras diferentes, mas algumas atitudes são muito importantes: reconhecimento, confissão, humildade, arrependimento, perdão e amor, muito amor. Um fato pode ficar na memória ou no inconsciente do ser humano por toda vida.
Quem fez o mau uso da língua sempre sentirá alguma coisa: remorso, tristeza, ou algum outro tipo de sentimento. "Isso varia de acordo com seus valores, princípios religiosos, cultura, idade etc".
Mas não há apenas consequências físicas e psicológicas. A Bíblia é clara em dizer que cada um vai prestar contas a Deus pelos seus atos: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14:10 e 11).

Por isso a bíblia ensina que nossa falar tem de ser diferente?

I Pedro 4:11: "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre".
"Jesus declarou que ‘pelo fruto se conhece a árvore' (Mateus 12:33). Dessa forma, se a pessoa é um verdadeiro cristão, ela se vai se revelar notadamente pelo seu linguajar, objetivando um bom testemunho de Cristo", acrescentou o magistrado.
O Senhor enxerga a fofoca, a murmuração e o mau uso da língua de uma forma muito severa. Em Tito 3:10 e 11 está escrito: "Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada".
Essas palavras proferidas por Deus são fortes. Ele não aceita esse tipo de atitude expressa através das nossas palavras e disse que a pessoa que age assim está pecando, será maldita e deve ser excluída da igreja. Precisamos entender definitivamente que palavras podem destruir quando usadas da forma errada. O problema é que muitas pessoas se convertem, mas se esquecem de converter a língua junto com elas.
Quantos relacionamentos na família e na igreja já foram quebrados pelo mau uso da língua? Palavras de ódio, de confusão, de intriga e de fofoca contra irmãos, pais, mães, pastores e líderes da igreja geram consequências tremendas. Da boca procede bênção e maldição, como afirma Tiago. A escolha sobre qual palavra usar vai ser determinada de acordo com o que está em seu coração, por isso Deus aconselha: "Enchei-vos do Espírito Santo" (Efésios 5:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.